domingo, 19 de julho de 2009

Palafitas

Palafitas
Foto Joaquim Cunha da Silva postada no site Panoramio
http://www.panoramio.com/photo/2450744

Palafitas essa palavra foi a chave de minha descoberta pois tive de quebrar o paradigma de minha busca de Cidades Perdidas na Amazonia,pois a moradia da Civilização de Paititi eram em casa do tipo Palafitas.
e por coincidencia procurando Bibliogafia para dar enfase em meu achado, encontro a foto minha citada na Tese de Mestrado de

Castilho Pereira, Ione Aparecida Martins

Missão jesuítica colonial na Amazônia Meridional :

Santa Rosa de Mojo : uma missão num espaço de fronteira

(1743-1769) / Ione Aparecida Martins Castilho Pereira. –

Citando que os moradores da região dos Moxos habitavam esse tipo de moradia

Eldorado-Paititi localizava em volta da laguna com presença de Geóglifos dentro da Reserva Biológica do Guaporé e parte fora,Porto Rolim de Moura,Fazenda Urooses e Izidolandia todos no município de Alta Floresta d´Oeste e se espalhando pelo estado de Rondonia seguindo a falha magnetica do Canion Buraco da Velha no municipio de Alto Alegre dos Parecis onde possui uma grande jazida de minerio de Cobre e chumbo materia prima necessaria para o desenvolvimento de uma grande civilização ;esse Canion Renomeio como Vale Sagrado dos Incas pois tem a semelhança em miniatura do Vale Sagrado na região de Cusco-Peru, as minas de Ambar de Nova Brasilandia d´Oeste perto do Rio Branco, de ouro do Rio Corumbiaria em Colorado d´Oeste, a mina de Ouro do Rio São João do Branco afluente do Rio cautario faziam parte do Gran Reino dos Moxos,aqui no Brasil mas na Bolívia se espalhava por todo território do Departamento de Beni

Como salientamos a nossa dificuldade de localizar e que estávamos direcionados a encontrar ruínas de cidades tais como as dos Andes tipo Machu Picchu, mas através da literatura, do tipo de solo da região descobrimos que eles moravam em palafitas,

Descobrimos que os habitantes eram exímios engenheiros, pois modificavam os leitos

de rios e lagos para sua agricultura e piscicultura como viviam em regiões alagadas faziam aterros para erguer suas estradas.

Quando vi pela primeira vez os geóglifos não acreditei no que estava vendo, pois os tamanhos dele são imensos, eles moldaram ilhas, acidentes geográficos, e deslocaram grande quantidade de solo, e aqueles que compõem o mosaico da Via Láctea usou um tipo de vegetação diferente, que me lembrou Peabiru. Só consegui visualizar porque alem de ter especialização em Georreferenciamento tenho também em Citologia Clinica, estou acostumado a ver imagens e percebo pequena diferença em tonalidades de cores e formas de objeto.

Com as pistas dos objetos encontrados na região fora do local alagado tais como artefatos feitos com esmeralda, sabendo que não existe jazida na região e que na época do fato só era encontrada na Colômbia e o tipo de Vale que parece com encontrado no Vale Sagrado deduzi que os Guerreiros Incas se exilaram nesse vale..

. Como já citamos os espanhóis na ânsia de roubar os metais, saiam destruindo tudo que podiam ateando fogo em cidades que não fossem residir, e esta região era insalubre para ele devido a alto índice de doenças tropicais e insetos.

Mas para aplacar a ira da população, enviaram os jesuítas para doutrinar eles,

e converte-los.Muitos se dispersaram na floresta para não ser escravizadas e serem convertidos. E contaminado por eles com doenças Varíola e Influenza essas grandes epidemias provocaram a mortandade de 90% da população

Chegavam nas cidades invadidas já com a população debilitada,e era fácil conquista-los

Os nativos trabalhavam 6 dias para as missões e quando os jesuítas foram expulsos,

Os curas corruptos forneciam mão de obra escrava para os fidalgos espanhóis e continuaram a fazer isso ate pouco tempo,ex. os Chiquitanos que trabalham de graça em fazendas da Bolívia e do Brasil.os jesuítas deixaram uma tradição religiosa muito arraigada ,a festa máxima e Centenária a do Divino Espírito Santo que acontece anualmente no Vale do Guaporé de Vila Bela a Guajara Mirim,que tive a oportunidade de presenciar em maio de 2007 em Porto Rolim de Moura.


Deixo claro que temos que fazer um projeto para proteger esta 8° Maravilha do Mundo

Tais como criação de um Parque, interditar a área para pesquisa e o entorno, com apoio de todos os órgãos tais Ipham, Ministério da Justiça,Ministério Publico,Policia Federal para evitar a presença de garimpeiros e saqueadores de tesouros, Funai, pois existe Índios Isolados,Ministério do Meio Ambiente pois o desmatamento e a lavoura já estão ameaçando destruí-los,Itamaraty pois e legado de Cultura Internacional,Presidência da Republica e a Unesco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário