quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Percy Harrison Fawcett ,Rio Mequens






Após a chegada em La Paz, meu amigo Manley, que disse adeus e partiu para a fronteira brasileira.Atravessamos a Yanaiguas região indiana que às vezes atacam os viajantes, mas encontramos nenhum. Nas planícies além deSan Ignacio, seguido seis dias caminhando através dos pântanos de lama e água.Ficamos San Diego, San Matias, em seguida, Floresta Villa Bella * *. Após 11 dias de remo em toda a Meuqens rio, encontramos Barão Erland Nordenskiõld, que juntamente com sua mulher corajosa investigou as tribos indígenas do Guaporé. Doze quilómetros a leste havia algumas colinas que Baron considerado imprudente para visitar, é certo que há tribos selvagens que observou toda a conversa sobre grandes canibais peludo. Eu ri, e eu disse: então vamos saber logo ali. Sobrecarregado com cargas pesadas e deixar o rio Mauqens dias depois chegamos a uma planície gramínea, no sopé da Precis será dois.
Mais tarde, entrou em uma floresta e três semanas depois, chegamos a uma estrada larga que denota o tráfego pesado. Wild ", eu disse e nós andamos na estrada novamente. Após diversas plantações, houve uma clara, havia dois colméia em forma de cabanas. Como vimos uma criança de cor de cobre com uma noz na mão e um machado na outra. Agachou-se e começou a martelar no reservatório.Ele correu para mim, o véu do tempo para revelar um aspecto do passado distante, um vislumbre da pré-história. A porca quebrou, o menino deu um grunhido e lançar as sementes na boca. Fawcett assobiou e disse alvoroço na tribo e momentos depois, foi cercado por homens com arcos e flechas.



Na última vez que tinha aceitado a nossa amizade e compartilhou a nossa comida próprio chefe.Pouco depois fiquei sabendo que este era o povo de Maxubis, penso que esta aldeia como muitos outros no Brasil veio de uma civilização superior. Em uma de suas aldeias era um homem perigoso com olhos azuis não era um albino. Eles adoram o sol e um ou dois homens são obrigados a cumprimentar cada amanhecer o sol com vozes musicais. Foi a música de um povo desenvolvido, não selvagens. Eles tinham nomes de todos os planetas e as estrelas chamadoVira-Vira, curiosamente sugestivas ", diz Fawcett - com o Viracocha dos Incas, o deus do sol, em qualquer sentido indicar um estado mais elevado de evolução para a selvageria. Maxubisnos alertou sobre Maricoxix, uma tribo de canibais que viviam mais ao norte.









Coronel Fawcett fez uma expedição em companhia de dois ingleses nomeado Manley e Costin, sudoeste da Bolívia em Mato Grosso, no ano de 1914. Eles chegaram ao Rio Guaporé, afluente do Madeira, a cerca de 14 ° S. 60 ° W. e depois para o norte e depois leste para a Cordilheira dos Parecis. Depois de algumas semanas se deparou com um povo indígena que se autodenominam os Maxubis, que eram adoradores do sol e mostrou muitos sinais de ter sido descendente de uma vez muito mais pessoas altamente cultivados, pois eles tinham nomes de todos os planetas visíveis. Depois de ficar com eles por algum tempo, a festa prosseguiu por alguns dias no nordeste completamente desabitada e florestas nativas. No quinto dia, que atingiu uma trilha. Coronel Fawcett, em seguida, escreve:
"Enquanto estávamos à procura da direita para a esquerda, tentando decidir que direção foi a mais promissora, dois selvagens apareceram cerca de cem metros ao sul, passando a trote e falar rapidamente. Captura Em vista de nós, parou e apressadamente fixo setas para os seus arcos, enquanto eu gritava com eles na língua Maxubi. Nós não podíamos vê-los claramente para as sombras dappling seus corpos, mas me pareceu que eles eram grandes, homens peludos, excepcionalmente, com braços longos e, com fronte inclinada para trás cristas de olho pronunciado, os homens de um tipo muito primitivo, de fato, e completamente nu. repente, virou-se e fugiu para o mato, e nós, sabendo que era inútil a seguir, começou a subir a perna a norte da pista.
"Não era muito antes do pôr do sol, quando, escuro e abafado por entre as árvores, veio o som inconfundível de um chifre. Paramos e ouviu atentamente. Novamente ouvimos a chamada de trompa, respondeu de outras direções até vários chifres foram zurrar de uma vez. Na luz difusa da noite, sob a abóbada alta de ramos na floresta inexploradas pelo homem civilizado, o som era tão assustador como as notas de abertura de cerca de ópera fantástica. Sabíamos que os selvagens o fez, e que aqueles selvagens estavam agora em nosso fuga. Logo nós podia ouvir gritos e tagarelando para o acompanhamento das chamadas de chifre em bruto - um din, bárbaro impiedoso, em contraste com a discrição do selvagem normal. Trevas, ainda distante acima das copas das árvores, foi resolver rapidamente aqui no profundezas da madeira, de modo que parecia ter-nos para um parque de campismo que ofereceu alguma medida de segurança contra ataques, e, finalmente, se refugiou em um matagal Tacuara. Aqui, os selvagens nus não se atreveriam a seguir, porque dos ímpios, cm de comprimento espinhos. À medida que as redes penduradas dentro da paliçada natural podíamos ouvir os selvagens tagarelando animadamente em volta, mas não se atrever a entrar. Então, como foi a última luz, que nos deixaram, e ouvimos mais nenhum deles.
"Na manhã seguinte, não havia selvagens na nossa vizinhança, e estamos satisfeitos com nenhum quando, depois de seguir um outro caminho bem definido, chegamos a uma clareira, onde havia uma plantação de mandioca e papaias. Brilhantemente colorido tucanos grasnou nas palmas como eles pegou na fruta, e como não há perigo ameaçado ajudamos a nós mesmos livremente. Acampamos aqui, e ao anoitecer realizou um concerto em nossas redes, Costin, com uma gaita, Manley com um pente, e eu com um flautim. Talvez fosse tolice -nos a anunciar a nossa presença neste caminho, mas não foram molestadas, e não selvagem apareceu.
"Pela manhã, continuou, e dentro de um quarto de milha chegou a uma espécie de palm-sentinela em folha na caixa, depois outra. Então, de repente, chegamos a floresta aberta. A vegetação rasteira caiu, divulgar entre as toras de árvores uma aldeia de abrigos primitivos, onde agachou-se alguns dos selvagens mais vil que eu já vi. Alguns estavam envolvidos na realização de flechas, outros apenas idled - grande brutos simiesca que olhou como se tivessem mal evoluiu para além do nível das bestas.
"Eu assobiava, e uma criatura enorme, peludo como um cão, saltou para os seus pés no abrigo mais próximo, montado uma seta ao seu arco em um flash, e chegou até a dançar de uma perna para o outro até que ele tinha apenas quatro metros de distância . grunhidos Emitting que soava como "Eugh! Eugh! Eugh! ele permaneceu ali dançando, e de repente toda a floresta em torno de nós estava vivo com estes homens-macaco horrível, todos os grunhidos "Eugh! Eugh! Eugh! e dança de perna para perna da mesma forma como eles amarrados setas para os seus arcos. Parecia uma situação muito delicada para nós, e eu me perguntava se era o fim. me fez propostas amigáveis em Maxubi, mas eles não prestaram atenção. Era como se a fala humana estavam além das suas competências de compreensão.
"A criatura diante de mim cessado a sua dança, se por um momento perfeitamente ainda, e em seguida tirou a corda do arco de volta até que era de nível com a orelha, ao mesmo tempo, elevando o ponto de arame farpado de seis seta pé à altura do meu peito. eu olhei direto para o porco como meia olhos escondidos sob as sobrancelhas salientes, e sabia que não ia perder essa flecha ainda. Enquanto deliberadamente como havia levantado, ele agora abaixou o arco, e deu início a mais uma vez a dança lenta, e os 'Eugh! Eugh! Eugh!
"A segunda vez que ele levantou a seta para mim e chamou a curva para trás e, novamente, eu sabia que ele não iria atirar. Foi assim como o Maxubis me disse que seria. Novamente ele abaixou o arco e continuou sua dança. Então, para o terceira vez que ele parou e começou a trazer até o ponto de flecha. Eu sabia que ele estava falando sério desta vez, e tirou uma pistola Mauser eu tinha no meu quadril. Era uma coisa grande e desajeitado, de calibre inadequado para o uso da floresta, mas Eu tinha trazido porque pelo recorte de madeira para o coldre da pistola-butt, tornou-se uma carabina, e foi mais leve para carregar um rifle de verdade. Usou ,38 conchas pó preto, que fez um barulho desproporcional ao seu tamanho. Nunca levantei isso, eu só puxei o gatilho e bateu-o no chão com os pés de macaco-homem.
"O efeito foi instantâneo. Um olhar de espanto completo entrou no rosto hediondo, e os olhinhos arregalados. Deixou cair seu arco e flecha e saltou tão rápido quanto um gato a desaparecer atrás de uma árvore. Então as flechas começaram a voar . Filmamos fora de alguns círculos nos galhos, esperando que o barulho iria assustar os selvagens em um quadro mais receptivo da mente, mas parecia em nada dispostos a aceitar-nos, e antes que alguém foi ferido demos-lo como impossível e recuou a trilha até o acampamento estava fora de vista. Nós não eram seguidas, mas o clamor na aldeia continuou por muito tempo como nós afastados para o norte, e imaginei que ainda ouviu o 'Eugh! Eugh! Eugh! dos guerreiros enfurecidos ".
Maricoxis
Essas criaturas eram aparentemente chamado Maricoxis pelo Maxubis. Eles habitaram a sua nordeste. Leste, havia dito que um outro grupo de curto prazo, os negros, coberto de pêlos, que eram verdadeiramente seres humanos canibais e caçados para comida, cozinhar os corpos durante um incêndio em um espeto de bambu e rasgar a carne . Estes Maxubis a considerar como as pessoas simplesmente repugnante e humilde. Em uma viagem mais tarde, o coronel Fawcett foi informada de um macaco "," povo que vivia em buracos no chão, também foram cobertos com cabelos escuros, e eram noturnos, de modo que eles eram conhecidos em áreas circunvizinhas como o Morcegos ou Bat-People . Estes tipos são chamados Cabelludos ou Pessoas "Cabeludo", pelo que falam espanhol, e Tatus, ou tatus, por vários grupos indígenas porque eles vivem em buracos como os animais. Fawcett também registros ameríndios floresta como dizendo que os Morcegos têm um sentido incrivelmente bem desenvolvida de cheiro que solicita que mesmo estes caçadores aguda para sugerir que eles têm alguns "sexto sentido".










Fonte:A ONG inglesa Survival International amplificou nesta quarta-feira a denúncia de que o último sobrevivente de um povo indígena em Rondônia, conhecido como “Índio do Buraco”, tem sido alvo da ação de pistoleiros na Terra Indígena Tanarú. Fazendeiros da região se sentem prejudicados com o reconhecimento jurídico de áreas de proteção à sobrevivência do índio.

Leia mais no 
Blog da Amazônia.


O primeiro registro do Arikapú e uma amostra de sua língua foi feita pelo coronel Percy Harrison Fawcett, um inglês contratado no início do século 20 pelo governo boliviano para o levantamento da fronteira boliviana-brasileira. Fawcett encontrou um grupo de índios que chamou Maxubí em um dos afluentes orientais do alto Rio Branco (Fawcett 1915, B. Fawcett 1953). Depois de Fawcett, a Maxubí nunca foram encontradas ou ouviu falar de novo. A maior parte da lista de palavras gravadas por Fawcett é idêntico ao Arikapú, para que eles representam provavelmente da mesma tribo. Naquela época eles aparentemente não tinham tido qualquer contato prévio com os ocidentais.






Nenhum comentário:

Postar um comentário